Responsabilidade ambiental

Estamos regulares com todos os órgãos ambientais. Realizamos monitoramento de qualidade de água mensalmente desde sua montante (água que chega na piscicultura, nascente) até sua jusante (água que passou por todo o processo produtivo). Assim garantimos que nossa produção não está interferindo na qualidade da água do reservatório, que é um dos mais limpos e puros do país, às margens do rio Paraná, no reservatório de Ilha Solteira, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além disso garantimos que não estamos poluindo o meio ambiente colocando contenções secundárias para óleos e combustíveis.  Resíduos de produtos para saúde animal são recolhidos e corretamente destinados, afim de evitar danos ambientais.

Possuímos um plano de interação com a vida selvagem, na qual os funcionários são treinados para conviver de maneira mais harmoniosa com os animais locais.”

Ambiental: O compromisso ambiental da Geneseas Aquacultura, com o capital natural, ou seja o ambiente em que desenvolve sua atividade principal, é parte integrante do tripé da sustentabilidade, que de forma holística interage com o social e o econômico. Prevenir e Preservar – Mitigar e Compensar, são mais que ações concretas e obrigatórias, são pilares que sustentam a missão da empresa.

A atividade de criação de tilápia é desenvolvida no Reservatório da UHE de Ilha Solteira, Rio Paraná, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. É um dos principais reservatórios do país em função de sua extensão, volume e vazão de água. Suas águas límpidas e de alta pureza, sua temperatura adequada e posição geográfica, fornecem ao seguimento as perfeitas condições para o desenvolvimento da atividade.

Para manter em equilíbrio esse ecossistema, além do cumprimento de todas as obrigações legais, junto aos órgãos ambientais de controle e fiscalização, como cumprir as exigências técnicas e suas condicionantes. Ações  voluntárias que visam a preservação, o monitoramento e a mitigação quando necessária, foram introduzidas em suas rotinas. Preservação de meio ambiente é parte integrante dos valores da companhia.

Prevenir e Preservar: esse conceito é a base fundamental, antes de corrigir ou compensar é fundamental Prevenir os possíveis danos e Preservar o ecossistema.

Treinamento, oficinas e outros eventos que inserem  no dia a dia da empresa, os valores de preservação e interação com o meio ambiente, proporcionando aos colaboradores, terceirizados e visitantes o conhecimento para desenvolver  hábitos e atitudes pró ativas nessa delicada relação do homem com o ambiente natural e seus habitantes.

A interação dos colaboradores, com a vida selvagem, é um diferencial que foi implementado através de cartilhas e treinamentos. Desenvolvendo o senso crítico de preservação da fauna e da flora local, sua convivência e preservação.

O reflorestamento das matas ciliares, programa que visa reflorestar as margens do reservatório, em suas unidades produtoras, evitando o assoreamento e a poluição externa no rio. Nesse programa já foram plantadas 10.000 mudas de arvores nativas, esses espaços encontram-se hoje, em vários  estágios  de desenvolvimento. As áreas de reflorestamento são também abrigo e casa para a fauna nativa.

Uso de tecnologias de alimentação como rações de alta digestibilidade, flutuabilidade e baixos índices de fósforo,  prática sustentável de manejo e o efetivo controle para a não disseminação de espécie exótica na bacia hidrográfica, são determinantes na preservação do meio aquático.

O Programa de Biosseguridade, evita a entrada de patógenos externo ao meio de produção.

PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, monitora todos resíduos resultantes da produção com vistas a, redução e destinação adequada por empresas qualificadas e licenciadas.

Monitoramento: Preservar a qualidade fisio química do meio aquático é um desafio enorme para atividade. Monitorar esse ambiente com vistas a agir de forma rápida e segura ao primeiro sinal de desiquilíbrio, é de fundamental para manter a qualidade indispensável da água e por consequência o bem estar do animal.

Monitoramento  mensal é realizado através de várias análises laboratoriais da água coletada em pontos pré definidos:

À montante do empreendimento, nesse ponto analisamos e  monitoramos a    qualidade da água que chega nos tanques.

No centro do processo produtivo , nesse ponto analisamos e monitoramos a qualidade da água onde o peixe cresce e se desenvolve.

À jusante do empreendimento, nesse ponto analisamos e monitoramos a qualidade da água após a saída do sistema produtivo e a capacidade de diluição do corpo hídrico.

Em duas campanhas anuais, uma no verão e outra no inverno, analisamos e monitoramos o sedimento do leito de rio nos três pontos acima indicados: Montante – Centro da Produção - Jusante.

Ações Corretivas e Medidas Mitigadoras: Equipes treinadas para agir em tempo real, em caso de acidente ambiental.

Compensação Ambiental dentro do bioma da Bacia Hidrográfica, em caso de necessidade de desenvolvimento de qualquer atividade dentro da  APP – Área de Preservação permanente.

Adequação do manejo alimentar várias vezes ao dia em função da temperatura e oxigênio da água.

Ao primeiro sinal de alteração nas análises fisio químicas da água, os responsáveis pelas áreas, promovem alterações no processo produtivo para minimizar os impactos, desde simples técnicas de manejo até a remoção dos peixes para outra área.


Responsabilidade social

Garantimos acima de tudo que nossos colaboradores obtenham todos os diretos sociais e trabalhistas previsto por lei, tais como salário digno, benefícios como vale alimentação, transporte, além de remuneração variável por metas atingidas. Incentivamos nossos colaboradores a concluírem os seus estudos e irem além, através da ajuda de custo com bolsa de estudo para os cursos técnicos, graduação e pós graduação. Ainda nas relações trabalhistas e sindicais é totalmente transparente a liberdade de associação sindical, bem com a recusa desta atividade por parte dos colaboradores.

Em relação a diversidade em nosso ambiente de trabalho, seja por gênero, idade ou cultura regional, a GeneSeas promove programas internos e estimulas práticas de inclusão. Destacamos as oportunidades para os adolescentes com idade para ingressar no mercado de trabalho tem oportunidade de adquirir seu primeiro contato profissional através do Programa de Aprendizagem (Jovem aprendiz), no qual qualifica os jovens e os prepara para os futuros desafios profissionais. Com preocupação de buscar a inserção social, oferecemos vagas a portadores de deficiência. A participação das mulheres em nosso quadro de colaboradores, atualmente é expressivo com mais de 35% de mulheres no geral, incluindo posições na gerência, coordenação e liderança.

A Segurança do Trabalho é tratada como valor no ambiente profissional onde todos os colaboradores recebem treinamentos, instruções técnicas e equipamentos de proteção individual (EPI), para a realização de todas as suas atividades. Práticas realizadas tanto nas fazendas de cultivo e produção, quanto na Indústria - frigorífico, atendendo as exigências das normas regulamentadoras - NRs e os procedimentos internos da saúde, higiene e segurança do trabalho.

Estamos em constante contato com a comunidade local e na parceria com prefeituras e postos de atendimento ao trabalhador para o fomento da mão de obra, ofertando atualmente mais de 900 empregos diretos e indiretos nas regiões onde atua.


Bem-estar animal

Realizamos manejos controlados, na qual o único momento de contato direto homem-peixe é na vacinação. Um por um, o peixe é imunizado com a finalidade de controlar e prevenir surtos de doenças, tornando-se rara a necessidade do uso de tratamentos terapêuticos. Todos os funcionários são treinados nas melhores práticas de manipulação e manejo dos peixes, assim como em medidas de biosseguridade para prevenção de doenças. Nossos alevinos são adquiridos apenas de fornecedores qualificados que seguem as mesmas diretrizes éticas e produtivas da geneseas, reduzindo a entrada e circulação de patógenos no cultivo.

Desde 2016, a GeneSeas possui dois dos mais importantes selos de controle de qualidade e boas práticas na aquicultura: BAP (Best Aquaculture Practices) e ASC (Aquaculture Stewardship Council). Afim de amplificar nosso comprometimento com a qualidade de nossos produtos, a geneseas estimula toda a cadeia produtiva a seguir os mesmos processos. desta forma, em 2019, incentivamos nossos maiores fornecedores e com isso ajudamos a primeira fábrica de ração e o primeiro produtor de alevinos a também conquistar o selo BAP no Brasil e, com isso, adquirimos o status de produtor BAP 4 estrelas (frigorífico, fazendas, fábrica de ração e alevinos certificados).

Além disso, incentivamos nossos fornecedores e parceiros na criação de tilápia de maneira sustentável, através do uso responsável dos recursos naturais e de medicamentos, caminhando para seu uso zero. atualmente, já possuímos o selo WQS (Produção Livre de Antibióticos) para produção em curta escala.


Nossos selos


Responsabilidade ambiental

Estamos regulares com todos os órgãos ambientais. Realizamos monitoramento de qualidade de água mensalmente desde sua montante (água que chega na piscicultura, nascente) até sua jusante (água que passou por todo o processo produtivo). Assim garantimos que nossa produção não está interferindo na qualidade da água do reservatório, que é um dos mais limpos e puros do país, às margens do rio Paraná, no reservatório de Ilha Solteira, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além disso garantimos que não estamos poluindo o meio ambiente colocando contenções secundárias para óleos e combustíveis.  Resíduos de produtos para saúde animal são recolhidos e corretamente destinados, afim de evitar danos ambientais.

Possuímos um plano de interação com a vida selvagem, na qual os funcionários são treinados para conviver de maneira mais harmoniosa com os animais locais.”

Ambiental: O compromisso ambiental da Geneseas Aquacultura, com o capital natural, ou seja o ambiente em que desenvolve sua atividade principal, é parte integrante do tripé da sustentabilidade, que de forma holística interage com o social e o econômico. Prevenir e Preservar – Mitigar e Compensar, são mais que ações concretas e obrigatórias, são pilares que sustentam a missão da empresa.

A atividade de criação de tilápia é desenvolvida no Reservatório da UHE de Ilha Solteira, Rio Paraná, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. É um dos principais reservatórios do país em função de sua extensão, volume e vazão de água. Suas águas límpidas e de alta pureza, sua temperatura adequada e posição geográfica, fornecem ao seguimento as perfeitas condições para o desenvolvimento da atividade.

Para manter em equilíbrio esse ecossistema, além do cumprimento de todas as obrigações legais, junto aos órgãos ambientais de controle e fiscalização, como cumprir as exigências técnicas e suas condicionantes. Ações  voluntárias que visam a preservação, o monitoramento e a mitigação quando necessária, foram introduzidas em suas rotinas. Preservação de meio ambiente é parte integrante dos valores da companhia.

Prevenir e Preservar: esse conceito é a base fundamental, antes de corrigir ou compensar é fundamental Prevenir os possíveis danos e Preservar o ecossistema.

Treinamento, oficinas e outros eventos que inserem  no dia a dia da empresa, os valores de preservação e interação com o meio ambiente, proporcionando aos colaboradores, terceirizados e visitantes o conhecimento para desenvolver  hábitos e atitudes pró ativas nessa delicada relação do homem com o ambiente natural e seus habitantes.

A interação dos colaboradores, com a vida selvagem, é um diferencial que foi implementado através de cartilhas e treinamentos. Desenvolvendo o senso crítico de preservação da fauna e da flora local, sua convivência e preservação.

O reflorestamento das matas ciliares, programa que visa reflorestar as margens do reservatório, em suas unidades produtoras, evitando o assoreamento e a poluição externa no rio. Nesse programa já foram plantadas 10.000 mudas de arvores nativas, esses espaços encontram-se hoje, em vários  estágios  de desenvolvimento. As áreas de reflorestamento são também abrigo e casa para a fauna nativa.

Uso de tecnologias de alimentação como rações de alta digestibilidade, flutuabilidade e baixos índices de fósforo,  prática sustentável de manejo e o efetivo controle para a não disseminação de espécie exótica na bacia hidrográfica, são determinantes na preservação do meio aquático.

O Programa de Biosseguridade, evita a entrada de patógenos externo ao meio de produção.

PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, monitora todos resíduos resultantes da produção com vistas a, redução e destinação adequada por empresas qualificadas e licenciadas.

Monitoramento: Preservar a qualidade fisio química do meio aquático é um desafio enorme para atividade. Monitorar esse ambiente com vistas a agir de forma rápida e segura ao primeiro sinal de desiquilíbrio, é de fundamental para manter a qualidade indispensável da água e por consequência o bem estar do animal.

Monitoramento  mensal é realizado através de várias análises laboratoriais da água coletada em pontos pré definidos:

À montante do empreendimento, nesse ponto analisamos e  monitoramos a    qualidade da água que chega nos tanques.

No centro do processo produtivo , nesse ponto analisamos e monitoramos a qualidade da água onde o peixe cresce e se desenvolve.

À jusante do empreendimento, nesse ponto analisamos e monitoramos a qualidade da água após a saída do sistema produtivo e a capacidade de diluição do corpo hídrico.

Em duas campanhas anuais, uma no verão e outra no inverno, analisamos e monitoramos o sedimento do leito de rio nos três pontos acima indicados: Montante – Centro da Produção - Jusante.

Ações Corretivas e Medidas Mitigadoras: Equipes treinadas para agir em tempo real, em caso de acidente ambiental.

Compensação Ambiental dentro do bioma da Bacia Hidrográfica, em caso de necessidade de desenvolvimento de qualquer atividade dentro da  APP – Área de Preservação permanente.

Adequação do manejo alimentar várias vezes ao dia em função da temperatura e oxigênio da água.

Ao primeiro sinal de alteração nas análises fisio químicas da água, os responsáveis pelas áreas, promovem alterações no processo produtivo para minimizar os impactos, desde simples técnicas de manejo até a remoção dos peixes para outra área.


Responsabilidade social

Garantimos acima de tudo que nossos colaboradores obtenham todos os diretos sociais e trabalhistas previsto por lei, tais como salário digno, benefícios como vale alimentação, transporte, além de remuneração variável por metas atingidas. Incentivamos nossos colaboradores a concluírem os seus estudos e irem além, através da ajuda de custo com bolsa de estudo para os cursos técnicos, graduação e pós graduação. Ainda nas relações trabalhistas e sindicais é totalmente transparente a liberdade de associação sindical, bem com a recusa desta atividade por parte dos colaboradores.

Em relação a diversidade em nosso ambiente de trabalho, seja por gênero, idade ou cultura regional, a GeneSeas promove programas internos e estimulas práticas de inclusão. Destacamos as oportunidades para os adolescentes com idade para ingressar no mercado de trabalho tem oportunidade de adquirir seu primeiro contato profissional através do Programa de Aprendizagem (Jovem aprendiz), no qual qualifica os jovens e os prepara para os futuros desafios profissionais. Com preocupação de buscar a inserção social, oferecemos vagas a portadores de deficiência. A participação das mulheres em nosso quadro de colaboradores, atualmente é expressivo com mais de 35% de mulheres no geral, incluindo posições na gerência, coordenação e liderança.

A Segurança do Trabalho é tratada como valor no ambiente profissional onde todos os colaboradores recebem treinamentos, instruções técnicas e equipamentos de proteção individual (EPI), para a realização de todas as suas atividades. Práticas realizadas tanto nas fazendas de cultivo e produção, quanto na Indústria - frigorífico, atendendo as exigências das normas regulamentadoras - NRs e os procedimentos internos da saúde, higiene e segurança do trabalho.

Estamos em constante contato com a comunidade local e na parceria com prefeituras e postos de atendimento ao trabalhador para o fomento da mão de obra, ofertando atualmente mais de 900 empregos diretos e indiretos nas regiões onde atua.


Bem-estar animal

Realizamos manejos controlados, na qual o único momento de contato direto homem-peixe é na vacinação. Um por um, o peixe é imunizado com a finalidade de controlar e prevenir surtos de doenças, tornando-se rara a necessidade do uso de tratamentos terapêuticos. Todos os funcionários são treinados nas melhores práticas de manipulação e manejo dos peixes, assim como em medidas de biosseguridade para prevenção de doenças. Nossos alevinos são adquiridos apenas de fornecedores qualificados que seguem as mesmas diretrizes éticas e produtivas da geneseas, reduzindo a entrada e circulação de patógenos no cultivo.

Desde 2016, a GeneSeas possui dois dos mais importantes selos de controle de qualidade e boas práticas na aquicultura: BAP (Best Aquaculture Practices) e ASC (Aquaculture Stewardship Council). Afim de amplificar nosso comprometimento com a qualidade de nossos produtos, a geneseas estimula toda a cadeia produtiva a seguir os mesmos processos. desta forma, em 2019, incentivamos nossos maiores fornecedores e com isso ajudamos a primeira fábrica de ração e o primeiro produtor de alevinos a também conquistar o selo BAP no Brasil e, com isso, adquirimos o status de produtor BAP 4 estrelas (frigorífico, fazendas, fábrica de ração e alevinos certificados).

Além disso, incentivamos nossos fornecedores e parceiros na criação de tilápia de maneira sustentável, através do uso responsável dos recursos naturais e de medicamentos, caminhando para seu uso zero. atualmente, já possuímos o selo WQS (Produção Livre de Antibióticos) para produção em curta escala.


Nossos selos